SOFIA TENREIRO
Diretora-geral da Cisco Portugal
 
Ao leme da Cisco
 
Internet das coisas, cibersegurança ou smart cities são alguns dos conceitos que lhe são muito familiares, ou não fosse ela a diretora-geral da Cisco, uma multinacional norte-americana que oferece soluções para redes e comunicações. Um desafio lançado em janeiro deste ano, numa área que, confessa, a apaixona desde os dez anos, quando pediu aos pais para ter aulas de programação.

Foi em Gestão e Administração de Empresas que se formou, pela Universidade Católica Portuguesa, orgulhando-se de, aos 40 anos, já ter passado por vários pesos-pesados do mundo empresarial nacional e internacional. Começou a sua carreira na Procter & Gamble, no departamento de marketing de produtos de cuidado para cabelos, com tarefas de liderança que a levaram a mudar de casa (Madrid e Genebra). Foi também no marketing, mas desta feita da L’Oréal espanhola, que prosseguiu caminho, com passagens pela Optimus, pelo jornal Público e pela Microsoft, onde esteve quase oito anos e onde liderou uma equipa que, entre outros feitos, se orgulha de ter triplicado o negócio de retalho. Nos últimos três anos em que trabalhou na empresa assumiu a direção dos vários canais de consumo, tendo a equipa que construiu sido considerada a melhor da Europa ocidental e uma referência a nível mundial.

Uma carreira que já lhe valeu, em 2004, o lugar de finalista do prémio de Young Marketer, da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, mas nem só de trabalho se faz a vida de Sofia Tenreiro. Ler, ouvir, música ou viajar são hobbies reservados para os tempos livres, assim como o piano, que aprendeu a tocar aos cinco anos.