INÊS CALDEIRA
Country Manager da LʼOréal
 
Juventude e experiência
 
Uma mulher de contradições. É assim que Inês Caldeira, a general country manager da LʼOréal, se define. A primeira mulher a assumir a chefia da filial nacional da marca francesa e a mais jovem a fazê-lo em todo o mundo – tem 35 anos – diz-se extrovertida na vida profissional, onde não passa sem o trabalho de equipa e onde gosta de ser o centro das atenções. O oposto do que é na vida pessoal, onde impera a timidez e a calma.

Foi na LʼOréal que começou o seu percurso profissional. De baixo para cima. De estagiária no marketing da Divisão de Produtos de Grande Consumo a gestora de produto, primeiro júnior e depois sénior, de elemento da equipa de marketing internacional, em França, a responsável de marketing da Garnier em Portugal, o percurso serviu, refere, para “ganhar legitimidade, compreender o negócio e lançar desafios às equipas”. Exigente, não só com os outros mas também consigo, considera que, em todas as línguas que domina, há apenas uma palavra que não admite pronunciar: “Impossível.”

Reconhece que os anos dão muita experiência, mas o facto de ser a mais jovem a liderar uma filial da empresa não tem tanto a ver com a idade, mas mais com a preparação. “Se tivesse mais 15 anos e estivesse onde estou sem ter saído de Portugal, não estaria mais bem preparada.” Os seus dias começam cedo, mas não acabam muito tarde. Levanta-se às seis da manhã e orgulha-se de nunca se deitar depois das 23 horas. Porquê? “O sono é algo que me equilibra. Costumam-me perguntar porque é que não tenho stress – sou uma pessoa muito calma. A resposta é: porque durmo bem.”